sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bandas e Fanfarras



          Falarei de um assunto bastante "conceituado" entre as pessoa que conheço... Bandas e Fanfarras!!! Esses adorados (e algumas vezes odiados) grupos fazem, com muita vontade, trabalhos inimagináveis com crianças e adolescentes do Brasil. A dificuldade técnica desses conjuntos é bem alta (se falarmos só de fanfarra então, é altíssima). Mas nem por isso os maestros, professores, monitores a amantes do gênero deixam de fazer o que gostam... música. E para começar falarei das fanfarras. Especificamente fanfarras do passado.

          Eu sei, eu sei... muita gente torce o nariz quando se fala de fanfarra. Dizem que não se afina, não usam as técnicas adequadas, transcrições e arranjos não condizem, dentre outras reclamações. Concordo em, até, certo ponto. Porém, existem muitas fanfarras que, por mais dificultoso que seja, são ótimas e citarei três exemplos do passado.

        O primeiro vídeo (1990 - ainda em preto e branco sópra dar um "charme", rs) é da famosa Fanfarra Noé de Azevedo executando duas peças. Sinceramente não sei qual o nome da primeira música, mas a segunda é Superman - John Williams". O segundo (ano desconhecido) é a Fanfarra Irma Dina de Sion executando O Fantasma da Ópera - Andrew Lloyd Webber. E por último, um videoclipe da Fanfarra do Colégio Centenário (videoclipe mesmo) tocando Será - Legião Urbana. Notem a qualidade da produção do clipe. Muito bem feito (e olha que esse vídeo é de 1994).

            Enfim, esses vídeos mostram um pouquinho do mundo maravilhoso da fanfarras. Espero que gostem.... Abração!!!

                   P.S. Abaixo um arranjo de O Fantasma da Ópera para fanfarra.



Fanfarra Noé de Azevedo
1ª peça???? - 2ª Peça Superman - John Williams





Fanfarra Irmã Dina de Sion
O Fantasma da Ópera - Andrew Lloyd Webber





Fanfarra do Colégio Centenário
Será - Legião Urbana


            
          
Link para download do arranjo de O Fantasma da Ópera para Fanfarra

3 comentários:

  1. Oi Hércules!!!!
    Apenas hoje "gaiatamente" passeando pelo Youtube,vi esse seu blog. Gostaria imensamente de agradecer-lhe a lembrança e a sua respeitosa citação. Seu blog promete render bastante assunto abordando temas dessa relevância entre outros. Parabéns novamente!!!! Forte abraço!!!!
    MARQUINHOS

    ResponderExcluir