Pular para o conteúdo principal

Bandas e Fanfarras



          Falarei de um assunto bastante "conceituado" entre as pessoa que conheço... Bandas e Fanfarras!!! Esses adorados (e algumas vezes odiados) grupos fazem, com muita vontade, trabalhos inimagináveis com crianças e adolescentes do Brasil. A dificuldade técnica desses conjuntos é bem alta (se falarmos só de fanfarra então, é altíssima). Mas nem por isso os maestros, professores, monitores a amantes do gênero deixam de fazer o que gostam... música. E para começar falarei das fanfarras. Especificamente fanfarras do passado.

          Eu sei, eu sei... muita gente torce o nariz quando se fala de fanfarra. Dizem que não se afina, não usam as técnicas adequadas, transcrições e arranjos não condizem, dentre outras reclamações. Concordo em, até, certo ponto. Porém, existem muitas fanfarras que, por mais dificultoso que seja, são ótimas e citarei três exemplos do passado.

        O primeiro vídeo (1990 - ainda em preto e branco sópra dar um "charme", rs) é da famosa Fanfarra Noé de Azevedo executando duas peças. Sinceramente não sei qual o nome da primeira música, mas a segunda é Superman - John Williams". O segundo (ano desconhecido) é a Fanfarra Irma Dina de Sion executando O Fantasma da Ópera - Andrew Lloyd Webber. E por último, um videoclipe da Fanfarra do Colégio Centenário (videoclipe mesmo) tocando Será - Legião Urbana. Notem a qualidade da produção do clipe. Muito bem feito (e olha que esse vídeo é de 1994).

            Enfim, esses vídeos mostram um pouquinho do mundo maravilhoso da fanfarras. Espero que gostem.... Abração!!!

                   P.S. Abaixo um arranjo de O Fantasma da Ópera para fanfarra.



Fanfarra Noé de Azevedo
1ª peça???? - 2ª Peça Superman - John Williams





Fanfarra Irmã Dina de Sion
O Fantasma da Ópera - Andrew Lloyd Webber





Fanfarra do Colégio Centenário
Será - Legião Urbana


            
          
Link para download do arranjo de O Fantasma da Ópera para Fanfarra

Comentários

  1. Oi Hércules!!!!
    Apenas hoje "gaiatamente" passeando pelo Youtube,vi esse seu blog. Gostaria imensamente de agradecer-lhe a lembrança e a sua respeitosa citação. Seu blog promete render bastante assunto abordando temas dessa relevância entre outros. Parabéns novamente!!!! Forte abraço!!!!
    MARQUINHOS

    ResponderExcluir
  2. A primeira peça é Bridge Over Troubled Water

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras 2011 parte 2

          E continuando o post  Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, falarei do segundo dia (13 de novembro de 2011). Nesse, as categorias foram: Banda de Percussão Juvenil, Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Infantil, Infanto Juvenil, Juvenil e Sênior e Banda Marcial juvenil.             Aqui, vídeos de algumas categorias do dia.               Apreciem!!!  Campeã categoria Banda de Percussão Juvenil Campeã categoria Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Juvenil Campeã categoria Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Sênior Campeã categoria Banda Marcial Juvenil

TRANSCRIÇÃO

         Transcrição, a grosso modo, seria adaptar uma peça original a um grupo menor, grupo de mesmo instrumento ou, quem sabe, qualquer outro tipo de grupo, o importante é executar a música de maneira inusitada.           Nesse universo encontraremos incontáveis grupos que são especialistas em transcrições. E a partir disso, esporadicamente, falarei de transcrições transformando esse assunto num tópico constante.           E para começar veremos quatro grupos com, claro, quatro transcrições diferentes. O primeiro é  Tico Tico no Fubá  feito por um Quarteto de Clarinetas , o outro é Tocata e Fuga em Ré menor de J. S. Bach com Quarteto de Trombones , tem também  O Voo do Besouro com Violoncelo e Piano (Tina Guo e Christine Utomo) e, para finalizar, (dedicado à galera dos games) veremos Super Mario Medley com Ensemble de Percussão.           Enfim, espero que se divirtam, lembrando que tem as músicas originais (ou "quase" originais, rs) no final do post.           Abração a